7 de jan. de 2014

Depois de fiasco e com medo do up!, Fiat mexe no preço do Uno a ponto de limar "Novo" Palio Fire

Montadora baixa preço do Uno e torna Novo Palio Fire uma piada


As novidades do Palio Fire incluem faróis com lentes cromadas, como o original de 2004, e nova grade. (Autos Segredos)

A Fiat deve estar de brincadeira. Segundo Autos Segredos, a montadora vai dar um desconto generoso para o Uno. O modelo, que tem sua versão Vivace tabelada em R$ 26.140 atualmente, passará a custar a partir de R$ 24.990. E sabe quanto o famigerado Novo Palio Fire vai custar? Ainda segundo o site, R$ 23.990 -- uma redução de R$ 1.100 em comparação com o antigo.

FIAT, VEM CÁ, VOCÊ TEM CERTEZA QUE PRECISAVA DESSE NOVO PALIO FIRE? Custava diminuir mais R$ 1000 do Uno e deixá-lo como carro de entrada definitivo? Ele é um projeto muito mais moderno e atual, sem contar que sua proposta é mais condizente com essa posição. O Uno é menor do que o Palio Fire e o Novo Palio, porém, está posicionado entre eles quando deveria estar abaixo.

Mais do que isso, manter o Palio Fire na gama da montadora é um retrocesso. O seu design evidencia como se trata de um carro defasado, que nada tem a ver com os modelos atuais da marca, como o próprio novo Palio, Punto, Grand Siena e Cinquecento, por exemplo.

As saídas de ar ganharam formato redondo e destoam do restante do painel, que é formado por um mosaico de peças: algumas vêm do original de 2004, outras são do Siena EL, o volante é do Idea e o quadro de instrumentos tenta se inspirar no do Novo Uno. Portas ganharão peças inéditas. (Autos Segredos)

Ok, agora vamos falar de canibalização. Me fala o que você acha mais vantajoso na hora que entrar em uma concessionária da marca: um hatch com uma filosofia de design marcante, com identidade, ou um modelo com visual cansado e sem novidades há uma década? Ou ainda, você prefere um painel de 2004 com "remendos" redondos que em nada têm a ver com as peças originais quadradas ou um painel com elementos de carros mais caros e soluções condizentes com o ano de 2014? Sem falar que motor do Palio Fire não é o EVO do novo Uno (a não ser que essa seja uma das escassas novidades).

Desculpa, Fiat mas faltou um pouquinho da ousadia que a senhora já teve há alguns tempos atrás sim. O medo de mexer também nas vendas do Palio (que são contabilizadas com a versão Fire) falou mais alto, não é mesmo? Você não conseguiu matá-lo de vez e ver as vendas de mais de um de seus hatches caírem.

Sim, porque eu aposto que se não fosse o fiasco das vendas do Uno em dezembro (que ficou em quinto) somado à despedida do Mille, além os rumores de que o up! que vem aí custará menos de R$ 30 mil com ar, direção, ABS e airbag, os italianos não teriam mexido no preço do Uno. Como o FVC já previa, o sucessor do Mille deve despencar em vendas no próximo mês e, na opinião deste humilde blog, a melhor solução para o hatch seria ficar mais barato e assumir de vez o lugar de seu antecessor. Mas a Fiat não viu desse jeito.

O Uno barateado poderia tirar muito mais proveito da situação. (Divulgação)

Provavelmente, a marca tem esperanças de que a reestilização programada para o segundo semestre seja o suficiente para manter o patamar mais elevado do Uno, o bastante para revogar esse desconto. Eu duvido, a não ser que ele ganhe refinamento e mais equipamentos. E olhe lá.

A verdade é que depois de 12 anos, a Fiat corre sérios riscos de perder a tão anunciada liderança do mercado, e ela sabe bem disso. O problema é que não tem pra onde a marca correr. A matriz está em crise e, com isso, seus projetos brasileiros ficaram em segundo plano, incluindo aí o do city car, verdadeiro substituto do Mille. E a solução provisória seria o Palio Fire, mas provavelmente ela não tinha previsto um baque tão grande no Uno com a chegada de Onix, HB20 e companhia. Então, ela está pensando "imagina quando chegar o up!".

Sinto muito, mas não sei se o que a montadora tomou como estratégia será suficiente.

E logo hoje, dia em que o Autos Segredos divulgou os preços, a Volkswagen deu início à campanha de lançamento do up!, com um teaser e um hotsite. A briga vai esquentar.

O up! mexeu com a Fiat. (Volkswagen)

E você, no que acha que tudo isso vai dar?


[Com informações de Autos Segredos]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)