Montadora baixa preço do Uno e torna Novo Palio Fire uma piada
As novidades do Palio Fire incluem faróis com lentes cromadas, como o original de 2004, e nova grade. (Autos Segredos) |
A Fiat deve estar de brincadeira. Segundo Autos Segredos, a montadora vai dar um desconto generoso para o Uno. O modelo, que tem sua versão Vivace tabelada em R$ 26.140 atualmente, passará a custar a partir de R$ 24.990. E sabe quanto o famigerado Novo Palio Fire vai custar? Ainda segundo o site, R$ 23.990 -- uma redução de R$ 1.100 em comparação com o antigo.
FIAT, VEM CÁ, VOCÊ TEM CERTEZA QUE PRECISAVA DESSE NOVO PALIO FIRE? Custava diminuir mais R$ 1000 do Uno e deixá-lo como carro de entrada definitivo? Ele é um projeto muito mais moderno e atual, sem contar que sua proposta é mais condizente com essa posição. O Uno é menor do que o Palio Fire e o Novo Palio, porém, está posicionado entre eles quando deveria estar abaixo.
Mais do que isso, manter o Palio Fire na gama da montadora é um retrocesso. O seu design evidencia como se trata de um carro defasado, que nada tem a ver com os modelos atuais da marca, como o próprio novo Palio, Punto, Grand Siena e Cinquecento, por exemplo.
Ok, agora vamos falar de canibalização. Me fala o que você acha mais vantajoso na hora que entrar em uma concessionária da marca: um hatch com uma filosofia de design marcante, com identidade, ou um modelo com visual cansado e sem novidades há uma década? Ou ainda, você prefere um painel de 2004 com "remendos" redondos que em nada têm a ver com as peças originais quadradas ou um painel com elementos de carros mais caros e soluções condizentes com o ano de 2014? Sem falar que motor do Palio Fire não é o EVO do novo Uno (a não ser que essa seja uma das escassas novidades).
Desculpa, Fiat mas faltou um pouquinho da ousadia que a senhora já teve há alguns tempos atrás sim. O medo de mexer também nas vendas do Palio (que são contabilizadas com a versão Fire) falou mais alto, não é mesmo? Você não conseguiu matá-lo de vez e ver as vendas de mais de um de seus hatches caírem.
Sim, porque eu aposto que se não fosse o fiasco das vendas do Uno em dezembro (que ficou em quinto) somado à despedida do Mille, além os rumores de que o up! que vem aí custará menos de R$ 30 mil com ar, direção, ABS e airbag, os italianos não teriam mexido no preço do Uno. Como o FVC já previa, o sucessor do Mille deve despencar em vendas no próximo mês e, na opinião deste humilde blog, a melhor solução para o hatch seria ficar mais barato e assumir de vez o lugar de seu antecessor. Mas a Fiat não viu desse jeito.
O Uno barateado poderia tirar muito mais proveito da situação. (Divulgação) |
Provavelmente, a marca tem esperanças de que a reestilização programada para o segundo semestre seja o suficiente para manter o patamar mais elevado do Uno, o bastante para revogar esse desconto. Eu duvido, a não ser que ele ganhe refinamento e mais equipamentos. E olhe lá.
A verdade é que depois de 12 anos, a Fiat corre sérios riscos de perder a tão anunciada liderança do mercado, e ela sabe bem disso. O problema é que não tem pra onde a marca correr. A matriz está em crise e, com isso, seus projetos brasileiros ficaram em segundo plano, incluindo aí o do city car, verdadeiro substituto do Mille. E a solução provisória seria o Palio Fire, mas provavelmente ela não tinha previsto um baque tão grande no Uno com a chegada de Onix, HB20 e companhia. Então, ela está pensando "imagina quando chegar o up!".
Sinto muito, mas não sei se o que a montadora tomou como estratégia será suficiente.
E logo hoje, dia em que o Autos Segredos divulgou os preços, a Volkswagen deu início à campanha de lançamento do up!, com um teaser e um hotsite. A briga vai esquentar.
O up! mexeu com a Fiat. (Volkswagen) |
E você, no que acha que tudo isso vai dar?
[Com informações de Autos Segredos]
Nenhum comentário:
Postar um comentário