23 de dez de 2013

Os lançamentos de 2013 (incluindo os três melhores)

Alfa Romeo 4C foi um dos grandes lançamentos de 2013. Será que um dia vamos vê-lo rodando pelo Brasil? (Alfa Romeo/Divulgação)

A retrospectiva do FVC continua e hoje é dia de falar de lançamentos, relembrar os que passaram pelo blog e ver quando os que foram apresentados lá fora chegam ao Brasil em 2014, além, é claro, de apontar os três maiores destaques do ano. Confira agora!


Primeiro semestre


O ano de 2013 começou bem movimentado para o mercado de hatches. Só em janeiro, demos as boas-vindas para HB20X, Peugeot 208 (em sua série limitada Premier) e novo i30. Curiosamente, todos eles tinham um ponto em comum: o preço elevado. Porém, nem sempre isso se mostrou algo tão ruim assim.

HB20X. (Hyundai/Divulgação)

No caso do primeiro Hyundai, a marca simplesmente justificou o preço alto por conta de seus concorrentes. Já o Peugeot vinha bem completo a ponto de poder substituir um hatch médio, desde que ele não fosse o Caoa da lista. O novo i30 passou dos limites e isso teve consequências, já que a marca amargou a lanterna do segmento e decidiu baixar o preço quase em R$ 10 mil.

Outro destaque que veio com preço alto mas nem tanto assim foi o novo Cerato (abril). O sedã mostrou a sua beleza e, apesar de contratempos, soube ficar num patamar de aumento aceitável o suficiente para ser considerado uma boa compra. A Kia, nessa ocasião, bem que prometeu mas não cumpriu a promessa de lançar em terras tupiniquins a versão hatch do novo Cerato (fevereiro). Fez o mesmo com as novas gerações do Soul e da Carens e o facelift do Optima. Outro que não chegou foi o Quoris.

Vale destacar o Salão de Detroit (janeiro), que apresentou duas grandes novidades: de forma direta, o novo Corvette Stingray, e de forma indireta, o CLA. Este último estava cotado para chegar em novembro ao Brasil, porém, a Mercedes-Benz decidiu trocar o motor 2.0 de 211 cv por um 1.6 turbo de 156 cv e, com isso, ele deve chegar no fim de janeiro de 2014.

Já março foi o mês dos superesportivos! Falamos de LaFerrari, Lamborghini Veneno e o "bebê" Alfa Romeo 4C, todos espetaculares e de babar. Qual o seu preferido?

Outros lançamentos do semestre:

Segundo semestre


Começamos o segundo semestre falando do novo Fit (julho), que marcou a volta de ousadia por parte da Honda, pena que com um resultando não tão bom assim. O modelo já está em testes no Brasil (foi flagrado em São Paulo, por exemplo) e deve entrar em produção no primeiro semestre de 2014. Maior, manterá os mesmos motores, a novidade ficará por conta da volta do câmbio CVT, segundo Autos Segredos e, talvez, por leves adaptações visuais na dianteira.

Novo Fit. (Honda/Divulgação)

Dando um salto no tempo, vamos para setembro, quando dois importantes sedãs foram atualizados, sem adotarem preços exorbitantes. O Sentra ficou marcado por um excelente custo-benefício em sua versão top, na cola do Cerato. Já o C4 Lounge se destacou na versão de entrada, com um preço super atraente para os padrões atuais do segmento.

Outros lançamentos do semestre:


Os melhores



3º lugar: Novo Golf

Maior, mais espaçoso e mais leve, o Golf VII foi apresentado na Europa e deixou muito brasileiro com inveja. Só que ele chegou ao Brasil dessa vez. Ele entra na lista por causa de sua importância, por quebrar o eterno período de defasagem, por ter conquistado o prêmio de Carro do Ano, por já ter alcançado a liderança do segmento. Mas, se fosse só pelo preço, passaria longe daqui. O modelo chegou salgado (por R$ 70 mil), elevando a média do segmento de forma perigosa e, como o FVC alertou, "pegou". Agora, é esperar para ver se a marca vai baratear a versão nacional ou se teremos que engolir mais um exagero.

2º lugar: Novo Corolla

O novo Corolla (junho) marcou uma nova fase para a Toyota, uma fase de se livrar da fama de careta. Ele mostrou que essa meta é possível e, além disso, ficou lindo! Sem contar que ele é O Corolla, o carro mais importante da marca no mundo. Seja na versão europeia ou ainda mais na americana, toda a imagem construída ao redor do mundo em torno dele mudou. Mudou para algo mais século XXI (com exceção do Japão). Ainda que não tenhamos recebido o nosso, que chega ano que vem, entra na lista dos melhores. Provavelmente, a versão europeia vem para cá por conta do tipo de público que compra Corolla no Brasil, mas adoraria que os planos de trazer a americana como esportiva saíssem do papel, ainda a acho mais atraente.


1º lugar: Novo Prisma

O Prisma (março) se tornou um dos modelos mais competitivos da Chevrolet ao mudar da água para o vinho. Tem um design bacana, motores competentes e um custo-benefício muito bom. É um dos carros mais "redondos" da marca. É por isso que está caindo no gosto do povo e tem tudo para tomar o segundo lugar do Voyage dentro do segmento, portanto, não poderia ficar de fora desse ranking.


Menções Honrosas

A nova Strada (outubro) que, apesar de estar quase defasada no contexto da gama Fiat, fora dele ficou bem atraente e é como o Gol dos comerciais leves, além disso, seja como for, apresentou uma inovação que tem tudo para cair no gosto do público (mesmo com o recente recall), tanto é que já conseguiu alguns importantes prêmios, como o de Picape do Ano. E o HB20S (março), por ser o sedã do hatch e ter encontrado seu espaço no segmento disputadíssimo dos sedãs compactos. Talvez, se ele tivesse sido um pouco mais independente do nome (e design/estrutura) do HB20, com um preço mais em conta, teria figurado entre o Top 3.






Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)