8 de mai. de 2013

Fiat: Viaggio atrasará ou ganhará frente do Bravo?

Planos podem deixar a marca numa situação pior do que já está, com atraso do Viaggio, se é que ele virá


Viaggio: mais um modelo que pode ser desperdiçado pela Fiat. (Fiat/Divulgação)
Parece que a Fiat vai começar (de novo) com o pé errado no segmento médio, mais especificamente, no de sedãs. Não deve ser segredo para os mais entendidos de carros ou para os que acompanham o FVC que a marca aposta alto num sedã derivado do Dodge Dart (que, por sua vez, é baseado no Alfa Romeo Giulietta) e que, até agora, é vendido somente na China, o Viaggio. O mês de maio começou trazendo novidades a respeito da versão nacional do carro. De um lado, um aparente atraso (já cogitado aqui no blog); e de outro, uma solução caseira, derivada do Bravo. Em ambos os casos, porém, só há um problema: podemos estar lidando com mais um fracasso da Fiat nessa área.

Afinal, também não é segredo que a montadora italiana nunca conseguiu fazer sucesso nesse segmento, tipicamente mais caro do que a zona de conforto da marca. Após o Tempra, primeiro -- e talvez único -- carro de relativo sucesso na área, o Marea não emplacou (apesar de se ter tornado um clássico) e o Linea... Bem, o Linea não foi um horror, principalmente em seus primeiros anos de mercado, mas também não empolgou. O novo candidato tem todas as qualidades suficientes para se dar bem, é só caprichar no marketing (que não ajudou Linea nem Bravo, só para lembrar). E ter um bom timing para o lançamento.

A futura fábrica da Fiat em Pernambuco. (Fiat/Divulgação)
Segundo o UOL Carros, a montadora pode dar adeus ao último item. Como o sedã será fabricado em Pernambuco, na nova fábrica do grupo, que só ficará pronta ano que vem, a primeira previsão de lançamento era para 2014; ano de Salão do Automóvel, Copa do Mundo (a Fiat é patrocinadora do evento na Rede Globo, ou seja, daria para conseguir certo barulho)... Sem contar que, até então, dois anos de atraso seriam justificáveis e compreensíveis, já que o Dart foi apresentado em 2012, assim como o Viaggio. Mas segundo informações do portal, não será bem assim.

O modelo chegará apenas no segundo semestre de 2016, após um SUV compacto e uma picape média, construída sob arquitetura do Dart/Viaggio, que chegam no primeiro semestre de 2015; dois SUVs da Jeep, um baseado no da Fiat e outro, maior, baseado na picape, que chegam no fim de 2015/início de 2016; e um SUV médio-compacto com a marca Fiat, derivado do da Jeep, que chega no início de 2016.  (Antes de continuar falando do Viaggio, um pequeno parêntesis: é possível fazer algumas suposições a partir desses planos, como o futuro da Strada. Será que a picape realmente irá crescer e fundar um segmento de "picapes médias compactas"? Será que um desses SUVs é o 500X? Ou ainda, será que um deles é o substituto da Palio Weekend?)

Com esse tempo de intervalo grande entre a apresentação internacional do carro e o lançamento no Brasil a Fiat vai matar o frescor de novidade do modelo, um de seus maiores apelos. Quem garante que até 2016 ele ainda será atraente como é hoje? Vai dar na mesmo do Bravo, ou seja, será um desperdício, um tiro no próprio pé e uma grande falta de consideração pelo produto, que, atualmente, é excelente.

Torcendo para que as informações deste post não sejam verídicas. (Fiat/Divulgação)

Plano mais tenebroso que esse só o que a Quatro Rodas divulga na sua edição de maio: um sedã que ainda não tem nome, pode chegar às lojas ainda este ano, mas desenhado no Brasil com base no Bravo e "inspiração" no Viaggio. A projeção que ilustra a página, aliás, é de um sedã com traseira muito semelhante ao sedã ítalo-chinês, mas com a frente do hatch médio. Ainda segundo a publicação, o plano da marca é deixar Viaggio ou o Dart como um sedã premium (o que já se era de imaginar no segundo caso).

Quando li a informação, só consegui pensar em duas coisas: ou a revista deve ter confundido as coisas (afinal, parece que a Fiat realmente tem o projeto de um sedã para o fim desse ano, mas ele é o Linea reestilizado) ou a Fiat enlouqueceu de vez. Onde já se viu botar a frente de um carro que não consegue vender bem em um modelo que, aparentemente, deve ser sucesso? Veja bem, não estou criticando o Bravo, o acho um excelente modelo, muito bonito e um dos melhores de seu segmento, mas não posso simplesmente ignorar o fato de que ele não tem fôlego.

De uma forma ou de outra, é certo: todos perderão se um desses for o plano da marca (um pouco menos se for o do UOL Carros, é verdade). O sedã, que tem um belo potencial e é excelente, será desperdiçado. A Fiat perderá o momento (e ela deveria ser a única montadora a não passar por isso, depois do Bravo que, claramente, não parece ter sido lição) e terá mais chances de não decolar um modelo no segmento. E nós, que ficaremos com uma opção menos atraente (se recebermos o Viaggio original atrasado) ou pouco atraente (se tivermos uma solução "meia-boca"). Esse texto pode parecer uma crítica, mas mais do que isso, é uma pequena decepção. Apostava tanto nesse novo sedã quanto a Fiat. Agora? Já não sei mais. E você, o que acha dessa história?

Viaggio: sucesso desperdiçado? Abre o olho, Fiat! (Fiat/Divulgação)


Fontes: UOL Carros e Quatro Rodas (Edição 643, maio de 2013)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)