15 de jan. de 2013

Por R$ 55 mil, Peugeot 208 Premier é o melhor hatch médio [não-médio] do Brasil

O Premier é completo, mas cobra seu preço. Alguns podem achar um absurdo para um compacto. Outros, podem ficar interessados pela lista invejável a carros mais caros. (Peugeot/Divulgação)

No Salão de São Paulo, a Peugeot apresentou o 208 e a sua série especial de lançamento, a Premier. Ela tem alguns mimos e é super bem-equipada. Nos últimos dois dias, o preço vem sendo divulgado exaustivamente, e ele é bem caro: R$ 54.990, digno de alguns hatches médios, como o próprio 308. Mas o melhor disso é o que o 208 realmente pode assumir essa posição, se pensar uma segunda vez. Na verdade, ele é o melhor hatch médio do mercado atualmente. Ou quase isso.

Você pode dizer que pagar R$ 55 mil num compacto (que é de entrada, na Europa) é um absurdo. E realmente é. Ele está muito caro! Mas se você não liga para tamanho e espaço e já está à procura de um hatch médio, dá para se contentar com um 208 muito bem. Ele é pequeno, mas é bem acabado, com materiais de qualidade que não devem em nada à categoria superior e ele tem o melhor custo-benefício se comparado a qualquer hatch médio. Veja pela quantidade de equipamentos a seguir.

Teto panorâmico de vidro, ar-condicionado digital automático bi-zone, central multimídia com tela touchscreen (e, com isso, GPS, computador de bordo, rádio e sistema para leitura de música através da entrada USB, entrada auxiliar, conectividade com iPod e habilidade de fazer streaming de áudio e músicas), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, acendimento automático dos faróis e do limpador de para-brisa conforme a velocidade, entre outros itens são de série. No campo da segurança, o francês já vem com seis air bags, freios com ABS e REF (repartidor eletrônico de frenagem), acendimento automático das luzes de emergência (em caso de frenagem brusca), cinto de três pontos para todos e travamento automático das portas (incluindo porta-malas) conforme a velocidade.

Sistema multimídia touchscreen é um dos pontos fortes do modelo.

Gostou da lista? Pois fique sabendo que agora é um pouco tarde para adquirir um Premier. Os interessados que preencheram um pré-cadastro no hotsite do modelo e no Salão do Automóvel terão prioridade na venda das 3.300 unidades especiais, que serão comercializadas unicamente na cor marrom fosco (que não é nada de especial, apenas um daqueles filmes adesivos mesmo). Nesta terça (15/01), a marca começou a entrar em contato com os futuros compradores, segundo Autos Segredos. Até o dia 21, os interessados terão que dar um sinal de R$ 5 mil, com o valor total sendo quitado até o dia 28/02 e entrega em 14 de março. A exigência acaba apenas com as versões "normais" do modelo, que chegarão apenas um mês depois, em 13 de abril.

Não estou defendendo o preço que a Peugeot adotou no 208, assim como o posicionamento do modelo. Mas, para quem está procurando um hatch médio, como disse acima, e não precisa do espaço, até que pode ser vantajoso. Para comparar com um veículo da casa, o 308 custa a partir de R$ 50.990, com air bags frontais, ar-condicionado, comandos do rádio no volante, freios ABS com REF, acendimento das luzes em caso de freadas bruscas, vidros e travas elétricas e CD player/MP3. Falta air bags, teto panorâmico e central multimídia, sem contar que o ar-condicionado do 208 é mais completo.


O Fiat Bravo Essence 1.8 flex de 132 cv, o mais barato, custa R$ 54.210, com ar-condicionado manual, chave canivete, computador de bordo, direção elétrica com dois modos de condução, sistema Isofix, air bag duplo e freios ABS, piloto automático, CD player/MP3, travas e vidros elétricos (nas quatro portas) e volante em couro com comandos do rádio. Enquanto isso, o Focus mais em conta é o GLS, que sai por R$ 53 mil, com motor Sigma 1.6 Flex, ar-condicionado, direção hidráulica, air bag duplo, CD player MP3, vidros elétricos, alarme anti-furto, faróis de neblina, dentre outros itens de série. É melhor nem comparar com os caros Cruze Sport6 e Novo i30.

É claro que o pequeno Peugeot está caro, mas ele pode ser vantajoso em alguns (poucos) casos. De qualquer forma, quando chegar, em abril, ele terá versões mais baratas, mas que ainda podem ser perigosamente caras. Como estamos falando de uma série especial de estreia, até podemos dar um desconto. O 208 Premier é vantajoso para você? Ou você prefere menos equipamentos e mais status de um hatch médio?


[Autos Segredos, Fiat, Peugeot e Ford]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)