15 de ago. de 2012

Taxistas, comemorem: Santana está de volta; veja fotos sem disfarces

Santana mantém identidade, no geral, mas parece estar mais simples. (Autocar, reprodução de Autoesporte)
Em julho, a Volkswagen conseguiu liberar os polêmicos R$ 342 bilhões [Atualizado às 18h08: não bilhões, mas sim 342 milhões] de reais do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) dizendo que faria grandes investimentos no Brasil. Logo surgiu um papo (meio óbvio) de que o dinheiro seria para construir o Up!, o que, em parte, não deixa de ser verdade. O que ninguém esperava era a volta do Santana para competir com Nissan Versa, Fiat Grand Siena, Chevrolet Cobalt e companhia.

Na verdade, a marca não confirma (mas também não nega) a produção de um sedã médio-compacto para substituir o atual Polo Sedan, que nunca foi sucesso como o Santana era. Aliás, o modelo mais antigo é tão legendário que é vendido até hoje na China, onde é um dos líderes de mercado. Com isso, a marca pensou em resgatar o nome por aqui, assim como aconteceu com o Voyage.

Aliás, falando em Voyage, o que acontece com o modelo¿ Nada, o sedã continuará sendo vendido normalmente e cobrirá uma faixa de preço inferior à do Santana. Por exemplo, enquanto o Santana concorrerá com Grand Siena e Cobalt (na faixa entre R$ 45 e 60 mil), o Voyage ficará a par de Siena EL e Prisma.
Hoje (15/08), a Car And Driver divulgou esta foto, dizendo que esse sim é o Novo Santana. (Auto Sohu, reprodução de CD BR)

As revistas Autoesporte e Car And Driver Brasil já estão brigando a respeito do carro. Ambas conseguiram fotos do novo sedã da Volks sem disfarces, mas levemente diferente e, assim como no caso HB (Autoesporte versus Quatro Rodas), cada uma defende o seu sedã. É verdade que as mudanças são as mais leves possíveis e, talvez, um dos carros seja uma versão mais simples do outro.

E já que o assunto é carro sem disfarce, vamos às linhas do novo Santana. O carro preserva aquele seu “jeitão” que taxista adora, além de incorporar uma certa semelhança com novo Jetta e Passat. O porém de tudo é que o Novo Santana tem as linhas muito simples, mas muito simples mesmo! E na traseira, o formato das lanternas, apesar de manter uma certa identidade com o antigo, é feio, sendo uma mistura de Audi com Chevrolet Cruze que não ficou legal.
Lanternas "caídas" deixam o Novo Santana com uma traseira sem sal. (Autocar)
Segundo Car And Driver, o Santana não aposenta a plataforma do Polo, na qual se baseará. Mas o modelo atual sairá de linha com a chegada do Santana, o que deve acontecer em dois anos. Flagras, utilizando mulas sob a carroceria do antigo Jetta, já foram feitos aqui no Brasil, em São Paulo (os sem disfarces foram na China, já que o carro também será vendido por lá), pela Autoesporte e Quatro Rodas, e comprovam que o prazo de dois anos está dentro da realidade.

Ainda não se sabe sobre motorizações e interior, nem onde o modelo será fabricado, aqui ou no México, além, claro, da China. Além disso, a Quatro Rodas diz que “não está descartada” uma versão perua, que usaria o nome Santana Variant (seguindo a nova nomenclatura da marca) ou Santana Quantum (nome já conhecido dos brasileiros).

Com um bom custo-benefício, o Novo Santana tem tudo para agradar a taxistas e ex-taxistas que agora só querem um carro para o dia-a-dia, com certeza. Agora, aos consumidores “normais”, tenho minhas dúvidas.


[Autoesporte, Car And Driver Brasil, Quatro Rodas]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)