Santana mantém identidade, no geral, mas parece estar mais simples. (Autocar, reprodução de Autoesporte) |
Na verdade, a marca não confirma (mas também não nega) a produção de um sedã médio-compacto para substituir o atual Polo Sedan, que nunca foi sucesso como o Santana era. Aliás, o modelo mais antigo é tão legendário que é vendido até hoje na China, onde é um dos líderes de mercado. Com isso, a marca pensou em resgatar o nome por aqui, assim como aconteceu com o Voyage.
Aliás, falando em Voyage, o que acontece com o modelo¿ Nada,
o sedã continuará sendo vendido normalmente e cobrirá uma faixa de preço
inferior à do Santana. Por exemplo, enquanto o Santana concorrerá com Grand Siena
e Cobalt (na faixa entre R$ 45 e 60 mil), o Voyage ficará a par de Siena EL e
Prisma.
Hoje (15/08), a Car And Driver divulgou esta foto, dizendo que esse sim é o Novo Santana. (Auto Sohu, reprodução de CD BR) |
As revistas Autoesporte
e Car And Driver Brasil já estão
brigando a respeito do carro. Ambas conseguiram fotos do novo sedã da Volks sem
disfarces, mas levemente diferente e, assim como no caso HB (Autoesporte versus Quatro Rodas), cada
uma defende o seu sedã. É verdade que as mudanças são as mais leves possíveis
e, talvez, um dos carros seja uma versão mais simples do outro.
E já que o assunto é carro sem disfarce, vamos às linhas do
novo Santana. O carro preserva aquele
seu “jeitão” que taxista adora, além de incorporar uma certa semelhança com
novo Jetta e Passat. O porém de tudo é que o Novo Santana tem as linhas muito
simples, mas muito simples mesmo! E na traseira, o formato das lanternas,
apesar de manter uma certa identidade com o antigo, é feio, sendo uma mistura
de Audi com Chevrolet Cruze que não ficou legal.
Lanternas "caídas" deixam o Novo Santana com uma traseira sem sal. (Autocar) |
Ainda não se sabe sobre motorizações e interior, nem onde o
modelo será fabricado, aqui ou no México, além, claro, da China. Além disso, a
Quatro Rodas diz que “não está
descartada” uma versão perua, que usaria o nome Santana Variant (seguindo a
nova nomenclatura da marca) ou Santana Quantum (nome já conhecido dos
brasileiros).
Com um bom custo-benefício, o Novo Santana tem tudo para
agradar a taxistas e ex-taxistas que agora só querem um carro para o dia-a-dia,
com certeza. Agora, aos consumidores “normais”, tenho minhas dúvidas.
[Autoesporte, Car And Driver Brasil, Quatro Rodas]
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