30 de abr. de 2012

Sonic é a razão do Cruze Sport6 ser tão caro?

Você pagaria 10 mil reais a mais do que os concorrentes para levar um hatch para a sua casa? Talvez, se ele fosse de uma marca mais premium... Acontece que a Chevrolet não é, pelo contrário, mas resolveu adotar essa "estratégia" na hora de vender seus novos hatches. Primeiro foi o Cruze Hatch Sport6 (falo já do nome), chegando por salgados R$ 64.900 -- e a razão pode estar num modelo que ainda nem chegou: o tão comentado Sonic.

Vamos à análise: o Cruze Sport6 (não sei de onde a Chevrolet tirou que o fato de o modelo ter seis marchas deve ser colocado no nome, junto com uma denominação esportiva que não condiz com o real desempenho -- ah não, já sei sim, do fracassado Vectra GT --, não era melhor simplesmente colocar "hatch" e não inventar?), é bem equipado sim, com rodas de liga aro 17, direção elétrica, ar digital, rádio/CD com Bluetooth e MP3, freios com ABS, EBD e PBA (sistemas antitravamento, de distribuição eletrônica de frenagem e força adicional para frenagem de emergência), controles de tração e de estabilidade, quatro airbags (duplo frontal e lateral) e câmbio manual de seis marchas.
Para se ter noção, o Ford Focus, um excelente carro, provavelmente o mais elogiado do seguimento, começa nos R$ 55.120, mas com motor 1.6 (enquanto o Cruze tem um 1.8). É equipado com ar condicionado, direção hidráulica, air bag duplo, rodas de liga aro 16, CD player MP3, vidros elétricos dianteiros, alarme anti-furto, dentre outros. Se você preferir comparar com a opção 2.0 GLX, intermediária, acrescenta-se freios ABS com EBD e CBC, partida através de botão e sensor crepuscular; a direção se torna eletro-hidráulica e o sistema de som é o MyConnection, mais completo.


Ainda assim, o Cruze leva vantagem: tem airbags laterais e controles de tração e estabilidade. Porém, a diferença de quase R$ 5 mil compensa (R$ 60.490 contra R$ 64.900), e você ainda pode gastá-la equipando o modelo, se preferir. E, vale lembrar, andará com um dos melhores carros do Brasil e que ainda tem um design mais bem resolvido, ao meu ver.
Em comparação com o Fiat Bravo, que começa em R$ 57.150 e tem o elogiado motor 1.8 16V E.torQ na Essence, a situação também não fica muito boa para o Chevrolet: o italiano tem um design melhor (até que o do Focus) e nessa versão, mais barata, traz ar condicionado, piloto automático, Isofix para cadeirinhas, rodas aro 16, airbag duplo e freios ABS com EBD. Equipando com ar digital, airbags laterais e de joelhos (este último, que não está no Cruze), o preço vai para R$ 62.519, caro, mas mais barato que o Cruze.


Com excessão dos controles de estabilidade e tração (de série na versão T-Jet do Bravo, só para constar), os outros dois modelos são bem vantajosos e mais bonitos, mais harmônicos. Isso porque nem foi colocado neste post comparações com o Peugeot 308, que tem um excelente custo-benefício, e o adorado e desejado Hyundai i30. Ainda assim, o Cruze pode ser sucesso, um sucesso injusto, mas pode. E enquanto o brasileiro continuar a aceitar esses preços exorbitantes, mais as marcas irão se aproveitar do Brasil, como tantas outras estão fazendo.
A própria Chevrolet vai repetir a fórmula com o lançamento do Sonic, que em sua versão top, chegará por aproximadamente R$ 60 mil, como diz o regulamento de uma promoção da marca. É, quem diria que um carro que no resto do mundo foi feito para ser o primeiro de jovens, ou seja, relativamente barato, aqui chegará bem mais caro que seus concorrentes (Novo Punto, New Fiesta, Kia Rio e Novo C3, por exemplo), provavelmente será sucesso e o círculo se repetirá mais uma vez.


Fontes: UOL //  Chevrolet  //  Fiat  //  Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)