6 de abr. de 2012

Chevrolet abandona identidade e pode deixar modelos que ainda nem foram lançados datados

Na quinta-feira da semana passada (29 de março), a Chevrolet apresentou, nos EUA, a nova geração do SUV grande Traverse (não vendido aqui). Na ocasião, a imprensa fez um grande alvoroço por conta do carro não ter a tradicional grade dividida em duas por uma barra, onde vai o logotipo da marca. A montadora disse que era para passar imponência ao modelo, que precisava. Mas quando isso se repetiu, na apresentação do Novo Impala, no Salão de Nova York, a coisa ficou mais séria.

Ninguém está dizendo que a Chevrolet NÃO pode fazer o que ela bem entender com os carros dela, mas se eles iriam decidir quebrar a atual identidade, pelo menos, poderiam "combinar" direito com o resto do mundo, certo? Pois bem, apenas no Brasil, Cruze (hatch e sedã e, com sorte, perua), Sonic (hatch e sedã), Cobalt, Spin (a nova minivan), Blazer e Enjoy (o mini-Captiva) ficarão datados por serem lançamentos desatualizados (se é que isso existe..).

A marca nega que isso se trate de uma nova identidade e, mesmo num lançamento de um sedã, reforça que o objetivo é dar um ar mais imponente aos modelos citados. Como a linha de SUVs precisa dessa característica, a montadora admite que, de agora em diante, assim serão os modelos desse seguimento (o que ainda deixará Blazer e Enjoy desatualizados). No caso do Novo Impala, a Chevrolet alega que eles colocaram a nova grade para remeter a imponência dos novos SUVs no sedã.
A imprensa americana, que já vinha criticando a antiga solução de design da marca, feita em conjunto com os sul-coreanos (no Cruze), viu ainda mais com maus olhos a nova "cara" dos Chevrolet. Para eles, a marca perdeu o seu diferencial e, numa busca de sucesso rápido, se igualou à simplicidade de marcas como Toyota e Volkswagen,  ficando sem identidade. Isso se deve à má aceitação dos últimos lançamentos da marca pelo público americano.

A verdade é que os carros deixaram o ar de Chevrolet para trás, ficando mais... comuns. Mas eu gostei do resultado final e não achei feio: o Impala ganhou um quê de Camaro, perdendo a cara de "sonso", além de ter ficado muito mais requintado; o Traverse mudou pouco, mas ficou mais harmônico. Porém, feia mesmo é como ficará a situação da marca nos outros países na hora de explicar o porque de lançamentos já chegarem ao mercado desatualizados.


Fonte: UOL Carros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)