2 de fev. de 2012

As novas minivans: Ellezero se transforma em 500L, Renault ataca novamente e a da Chevrolet ganha nome

Projeto L-0: antes, uma minivan; agora, uma versão grande do 500, feita sob encomenda para os EUA.
Falar de minivans é complicado, afinal, o seguimento está em declínio (assim como o das peruas), mas ainda tem um relativo sucesso, com muitas marcas tendo seus representantes. No Brasil, a queda das minivans parece ser maior, mas se depender da nova safra, o seguimento pode voltar a fazer muito sucesso em breve. Renault e Chevrolet têm candidatas específicas para nosso mercado, com a famosa relação custo-benefício. Já a Fiat apostou em um caminho diferente, e além disso ainda não confirmou a vinda da sua nova candidata ao posto.

Mais difícil do que falar sobre minivans é definir o Projeto Ellezero. A marca italiana diz que se trata de "uma minivan espaçosa combinada com um SUV compacto e com a eficiência de um modelo do seguimento B", sem falar no design à la Cinquecento e Novo Panda. Talvez É por isso que essa minivan (se é que podemos chamar esse carro assim) trocou um nome comum (aliás, o nome sempre foi um problemão, segundo informações anteriores) e entrou para a gama do 500.

Sendo assim, o 500L (L de "Large", grande em inglês) tem tudo para se diferenciar de todos os outros carros de sua categoria. Com 4,14 metros de comprimento, por 1,78 de largura e 1,66 de altura, a minivan se mostra uma opção jovem, apesar de se inspirar na antiga 600 Multipla (a antiga mesmo, de 1969, não a bizarra que morreu há 2 anos atrás). Por não parecer uma minivan, apesar de ter as carcterísticas de uma, será que o público a aceitará como "a substituta do Idea"?

Há, pelo menos, 50% de chances de que o 500L desembarque por aqui, afinal, como será vendido nos EUA pode ser fabricado no México, e mesmo que o acordo acabe, com as novidades que você vai ver a seguir, a marca terá que encontrar algo para colocar no lugar do Idea, certo? A apresentação oficial será no Salão de Genebra, em março. Talvez a antecedência das fotos seja para fazer o público se acostumar com uma minivan que não parece uma minivan. Se isso é ruim? Absolutamente não.
É, e a Renault vai atacar em mais um segmento. Desenvolvida para países emergentes (e para a Dacia neles) por engenheiros brasileiros, a minivan Lodgy ou Popster (tomara que mantenha o nome europeu, o primeiro) parece ser a variação da linha Logan/Sandero/Duster (plataforma B0) com o visual mais acertado. Sério. O interior se baseia nas linhas dos primos, mas parece ser um pouco melhor também.

A minivan é baseada no sucesso  e na engenharia de outra minivan do grupo, a Nissan Livina, que tem dado muito certo por aqui. Por isso, podemos esperar uma versão com cinco lugares e outra com sete, uma utilizando um motor 1.6 (para a de entrada) e a outra um 1.8 vindo da Nissan, segundo Car and Driver.

A Lodgy chega em março na Europa, e tem tudo para ser apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, com vendas ficando para 2013.
Renault popster conheca todos os detalhes
A novidade da Chevrolet já pareceu aqui no FVC em alguns posts. Conhecida por PM7, a minivan da marca americana ganhou nome e projeção. Também inspirada pelo sucesso da Livina, a Spin chegará com preço próximo dos R$ 50.000. A frente não ficou tão ruim quanto pensávamos, quero só ver o resto.

O motor de entrada será o 1.4 Econo.Flex, é uma pena que a marca usará o antigo motor 1.8, mas atualizado (que também deve equipar a nova versão do Cobalt), e não o o novo Ecotec do Cruze será para a versão mais cara. É um carro novo, mas o motor é tão jurássico quanto os antigos GMs.
Chevrolet spin esse e o nome da minivan que aposenta meriva e zafira


Fontes, fotos e projeções: Divulgação / Car and Driver / Autos Segredos / João Kleber Amaral (para CD)

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)