22 de jan. de 2012

Os 12 carros mais aguardados de 2012

Novo EcoSport é um dos lançamentos mais aguardados deste ano.
Em 2012, teremos muitos lançamentos (quem dirá a Chevrolet, que só nessa lista, emplacou cinco modelos), e o FVC decidiu mostar aqueles que parecem ser os grandes destaques do ano que está começando.

A lista está ordenada de acordo com a importância e o impacto que o blog acha que o lançamento provocará em seus respectivos seguimentos, além, claro, num geral para o mercado automobilístico brasileiro.


Quer dividir a sua opinião? Vá até nossa página no Facebok ou Google+ e compartilhe o que você acha!

12º Lugar: Citroën DS3
1º Trimestre

O DS3 é daqueles modelos típicos que pensamos que não tinha chances de vir para cá. Quando a montadora anunciou os planos de trazer o modelo, a comemoração foi geral, afinal, o DS3 é um projeto moderno e diferente, com seu visual meio que futurista e acabamento de qualidade. O modelo chegará para fazer frente a carros como Beetle, Fiat 500, smart ForTwo e Mini Cooper. Charme (e visual) para ele não faltam, e o preço, andará nas alturas como Mini ou razoáveis como os outros?


11º Lugar: Peugeot 308
1º Trimestre

Mais um hatch da PSA, esse parece mais com o Bravo, não só por conta do seu porte, mas por causa da novela que foi para ser o Peugeot 308 ser lançado por aqui. Depois de muito espera e reviravoltas na "trama", em 2012 podemos esperar pelo hatch atraente, e que tem chances de vender bem. Chances, porque conseguir ultrapassar a dupla i30/Focus é outra coisa na prática, e modelos muito bons, como o próprio Fiat, não conseguiram, só mesmo o Veloster. Será que o 308 desencanta?


10º Lugar: Chevrolet Cruze Hatch
2º Trimestre

Se a versão sedã do Cruze não fosse o sucesso que está sendo, muito provavelmente o Cruze Hatch não estaria nessa lista. No modelo anterior, falamos da dupla i30/Focus, que não consegue ser desbancada. É aí que o Cuze entra: com o sucesso do sedã, o hatch ganha um grande potencial para chegar onde nehum outro da categoria (tirando o já citado Veloster) conseguiu.


9º Lugar: Toyota Prius
3º Trimestre

Não precisa nem falar muito o porquê do híbrido Prius estar nessa lista, certo? O modelo verde será, provavelmente, o carro do tipo mais barato a desenbarcar no nosso país (o que ainda não significa que custará pouco). O Prius consegue esse lugar por causa da inovação que o carro representa no mundo todo, e por causa do sucesso também. Falamos como o Brasil está atrasado nesse tipo de carro, e com ele aqui, quem sabe os incentivos não saem? Esse é o pensamento da Toyota e da maioria.


8º Lugar: Ford Ranger
2º Trimestre
As picapes médias americanas esperarm um bom tempo para receberem suas merecidas atualizações em nosso mercado. Neste ano, Ranger e S10 finalmente terão novas gerações. A Ranger ficou muito mais bonita com a adoção da filosfia Kinetic de design, sem ficar menos parruda, e o melhor: ganhou um toque de elegância antes só visto nas picapes japonesas. Ela tem tudo para recuperar o terreno perdido.


7º Lugar: Novas Chevrolet S10/Blazer
S10: 1º Trimestre / Blazer: 4º Trimestre

A Nova S10 não perde em nada para a conterrânea (na teoria) Ranger. Também ficou bonita e elegante, mas essa aqui ainda guarda uma identidade mais próxima das típicas picapes americanas. Enquanto isso, a Blazer, que só estava nas mãos dos policiais, finalmente pode voltar a sonhar em ser sucesso com os "civis". O visual atraente chegou à nova geração do grande SUV, e tem tudo para voltar aos tempos áureos, ou chegar perto.


6º Lugar: Toyota Etios
4º Trimestre

Se a Toyota, no Salão de Detroit, estava preocupada em ser careta, ela deveria é se preocupar com esses dois compactos feios de doer. A frente ainda dá para engolir, mas e essas traseiras? Não dá. Ainda bem que para o Etios (tanto na versão hatch, quanto sedão) estar aqui não é preciso ser bonito, afinal, a japonesa vem com tudo para cima de Sandero/Logan e Nissan March, e a briga vai ser boa, afinal, não se é todo dia que podemos esperar o custo-benefício dos franceses aliados com a qualidade e confiabilidade de Corolla.


5º Lugar: Chevrolet Sonic
1º Trimestre

Se ele realmente seria lançado demorou para ser confiramado, mas que o Sonic tem tudo para agregar bastante valor à Chevrolet do Brasil, a maioria percebeu no primeiro contato. Não é à toa que o carro teve uma "relação" de amor com nosso paísO Sonic é aguardado por não parcer um Chevrolet comum de ultimamente, ainda mais com os brasileiros. Ele é moderno e jovem (apelos não muito reconhecidos quando se trata de GM), itens findamentais na hora de concorrer com Fiat Punto e New Fiesta, além disso, terá que se destacar para conseguir superar as vendas do Agile.


4º Lugar: Mini Captiva (Buick Encore)
4º Trimestre *Ainda não confirmado

Mais um Chevrolet nessa lista, frutos da renovação total da marca em 2012. O Encore (ou Mini Captiva, como preferir, já que não há nome brasileiro), segundo diretores, ainda não está confirmado para sua versão Chevrolet e brasileira. Mas, se realmente chegar ao fim do ano, pode abalar a nova geração do EcoSport, afinal, a marca tem tanto ou mais apelo quanto a Ford, e um produto tão bonito e bem acabado quanto o conterrâneo. Outra boa briga, e ainda tem o Duster!


3º Lugar: Novo Ford EcoSport
2º Trimestre



Se o Encore está aqui, o novo EcoSport não poderia deixar de aparecer. O jipe compacto da Ford ganha uma nova vida, agora, ao redor do mundo todo. Além de ser importante para a marca nas vendas, o que contribui para essa posição do carro é a importância que o Brasil teve no projeto, já que ele foi idealizado aqui e será vendido inclusive na Europa.  Podemos esperar um carro mais requintado e bonito, com estilo próprio (ele deixa de se inspirar nos Land Rover e passa a ser da filosofia Kinetic), o que, de certo modo, dá uma cara de crossover ao modelo. A única mancada, já abordada e explicada pelo FVC, é por conta do estepe no porta-malas.


2º Lugar: Novo Fiat Siena

1º Trimestre





Provavelmente, o Siena será o lançamento desta lista com maior número de vendas. Também, qualidades para ganhar esse título não faltam: o projeto está alinhado com as tendências da marca (sim, incluindo um possível Dodge Dart que vira Linea), cresceu, está mais bonito e maduro e mais bem acabado. Quando chegar, entre fevereiro e março, deve recuperar as vendas que caíram nos últimos tempos e agregar mais compradores por conta, como sempre, do design, que deve ficar impecável.


1º Lugar: Hyundai HB
4º Trimestre

Esse é um dos projetos mais ambiciosos de todos os tempos. Junte uma marca conhecida, polêmica e que consegue enfeitiçar os brasileiros à um compacto bom, bonito, equipado e com bom preço: garantia de boas vendas? As marcas devem estar com dor de cabeça, porque o Hyundai HB (que chega no fim do ano, e ainda não tem um nome definitivo -- foi tentado Samba, mas não estava disponível) parece ser impossível de ser combatido. A Hyundai pode se tornar a nova Volks ou Fiat graças à esse carro.


Menções Honrosas
Vale mencionar o Kia Optima, que chegará bem armado para a disputa com Fusion, Malibu, Accord e cia. (incluindo uma versão híbrida); o Novo Gol, que não mudará tanto, mas tentará se manter firme no posto de mais vendido; além das versões flex do chinês J2 (hatch de entrada da JAC Motors) e do sul-coreano Novo Sportage. É, a onda flex atingindo até os estrangeiros.
Gol reestilizado chega ainda no 1º semestre.


Fontes: CarSale / Divulgação / Autos Segredos / Autoesporte / UOL

Montadoras

FIAT (118) CHEVROLET (103) VOLKSWAGEN (92) FORD (63) HYUNDAI (60) KIA (47) NISSAN (47) RENAULT (47) GRUPO FIAT (44) TOYOTA (44) HONDA (41) DODGE (34) CHRYSLER (33) GM (33) PEUGEOT (29) FIAT-CHRYSLER (25) JAC (24) ALFA ROMEO (23) CITROËN (22) LAMBORGHINI (16) FERRARI (15) GRUPO CHRYSLER (14) JEEP (14) CHERY (13) HYUNDAI - KIA (12) PSA (12) MASERATI (11) GRUPO VW (10) RENAULT-NISSAN (10) MERCEDES-BENZ (9) AUDI (7) BMW (6) VOLVO (5) LIFAN (4) OPEL (4) ROSSIN-BERTIN (Vorax) (4) SUZUKI (4) ABARTH (3) MITSUBISHI (3) RAM (3) SAAB (3) ASTON MARTIN (2) BMW-i (2) CADILLAC (2) LANCIA (2) LAND ROVER (2) MG (2) PORSCHE (2) TATA (2) GEELY (1) LINCOLN (1) MAHINDRA (1) MAZDA (1) MINI (1) PAGANI (1) SMART (1)